![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvJI3nsDfthImCTp8t-iXBfrOLIR2k9JmjNwMBcHhZUnvL-UIKjk2AkoJllmh_r0mMzEy2ruKfjWAL2FrN-eVc1eRU5ADuxE27-9GT1pN-LhGN0GBvFZRDfSOAdv1mqtWvdLJGD7HdyZUb/s400/mario+de+andrade.jpg)
Mário Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo, no dia 9 de Outubro de 1893 e morreu no dia 25 de Fevereiro de 1945. Ele foi muito importante, pois ele era considerado um dos criadores do modernismo no Brasil.
Ele vinha de uma rica e nobre família. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde se tornaria professor. Não demorou muito para ele começar a sua carreira com a literatura.
Em 1917, publicou seu primeiro livro com a ajuda de Mário Sobral, chamado: "Há Uma Gota de Sangue em Cada Poema ".
Em 1921, Oswald de Andrade elogiou Mário de Andrade escrevendo um artigo para o "Jornal do Commercio" chamando Mário de "meu poeta futurista".
Mário de Andrade participou da Semana de Arte Moderna de 1922 onde conheceu vários artistas e escritores.
Em 1927, publicou o seu primeiro romance: "Amar, Verbo Intransitivo" que tinha como alvo principal as famílias paulistanas.
Também em 1927, escreveu "Clã do Jabuti" que mostrava a importância do folclore brasileiro.
Em 1928, publicou o romance "Macunaíma" que contava alguns mitos e lendas indígenas. Um fato interessante sobre Macunaíma era que, apesar dele ser considerado um herói ele tinha as todas características de um anti-herói.
Em 1928, ele criou "Ensaio Sobre a Música Brasileira" que influenciou alguns grandes compositores contemporâneos.
Como contista, algumas de suas obras mais importantes foram "Belazarte" e "Contos Novos".
Por algum tempo Mário de Andrade deu aula na Universidade do Distrito Federal e exerceu vários cargos públicos ligados à cultura. Ele participou de importantes revistas modernistas como: "Klaxon", "Estética" e "Terra Roxa e Outras Terras".
Em 14 de abril de 1936, quando era diretor municipal de Cultura, criou a Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua General Jardim. Ela é considerada a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil.
Fontes:
Revista Veja São Paulo, edição do dia 2 de junho de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário