![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8y3ICneNxqI-5MiCMJG750CFgF7E872pYK5GzLhvTSgdkaU4a4pqb6sOIPT5vvIBe-45T8nKzguxRfC6b2nQC9o60Fdwf_iUqiHjo6_tk2b-OT_jZzgOn-98qL9eT-Q33twJRErnKd214/s320/david1.jpg)
Definição:
Xilogravura e um tipo de tecnica de impressão de origem chinesa na qual utiliza a madeira como base, carimbo para tranmitir o entalhado feito ba madeira para um papel ou outro receptor.
A técnica baseia-se em entalhar o desnho na madeira para "gravar" em diferente relevos com instrumentos cortantes aprofundando como desejado. Então para colorí-lautilizamos de uma borracha embebecida em tinta e as passa em determinados pontos desejados para colorí-los apenas nas partes relevadas. Então serm perder o excesso a pressionando essa matriz contra o papel ou tecido especializado. Detalhe os entalhos devem ser feitos e forma inversa a sua posição original pois deste modo ao imprimí-las as figuras voltavam ao seu sentido, do contrário a figura sairia de modo invertido.
Histórico:
A xilogravura e uma tecnica milenar conhecida desde do século VI de origem chinesa. Acredita-se que ela atingiu a Euriopa desde a Idade Média através do comércio das cidades italianas devido ao seu monopólio exclusivo das mercadorias da Africa e da Asia, tendo assim cambiod de costumes, um deles a xilogravura. Já o transplante para a aAmérica foi através da colonizaçãodos portugueses. Hoje a xilogravura ainda e uma técnica muito bem explorada pois dispõe de variados recurso para sua confecção, tais como: o buril, as goivas (lÂminas utilizadas para o entalho), rolos especializados paar a introdução da tinta na matriz...
Curiosidades:
A xilogravura por se ter sido inventada numa época pouco desenvolvida há muitas limitações, tais como: a incapacidade de utilizar duas vezes matriz descartando a possibilidade de realizar a cópias, e o trabalho de confeccionar a matriz de modo invertido.
Exemplos:
-Ilustrção da xilogravura Feita em tabua.
-Goivas.
Bibliografias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário