sexta-feira, 19 de março de 2010

Caboclinho/ Pedro de Paula Corrêa no 24


HISTÓRICO - Uma das mais belas manifestações do carnaval pernambucano está na evolução das tribos de caboclinhos que passam, quase que em disparada pelas ruas do centro e subúrbio ao som de um pequeno conjunto, com seus estandartes esvoaçantes e a beleza de suas fantasias. Se no maracatu está toda a herança das nações de negros, no caboclinho vamos encontrar a presença do índio que, como primitivo dono da terra, mantém durante o carnaval as suas danças e lendas que contam a glória dos seus antepassados.
FORMAÇÃO - Caboclinhos, ou como na fala popular "cabocolinhos", é uma espécie de grupos de homens e mulheres, trajando vistosos cocares de penas de avestruz e pavão, com saias também de penas, trazendo adereços nos braços, tornozelos e colares, que desfilam em duas filas, abaixando-se e levantando-se com agilidade, ao mesmo tempo que rodopiam apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares.
:: TRIBOS DE CABOCLINHOS
Caboclinhos Canindés - fundada em 1897 Carijós - fundada em 1897
Taperaguases - fundada em 1916 Caboclo Tupy - fundada em 1933 Caboclinhos Tabajaras - fundada em 1956 Tapirapés - fundada em 1957

Nenhum comentário:

Postar um comentário